Edição Atual
ANAIS DO III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - III EECM - 2014
ISSN 2446-7022
GRUPO DE TRABALHO 1 - Ensino de Ciências e Matemática: processos e materiais
GT1 – 01 - ESTÁGIOS SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO PARA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Alexandre Mota Menezes (Universidade Federal de Sergipe); Cléber Thries da Silva Nunes (Universidade Federal de Sergipe); Erivanildo Lopes da Silva (Universidade Federal de Sergipe).Palavras-chave: Sequência de Ensino-Aprendizagem. Validação. Termoquímica. |
GT1 – 02 - LIMITES DO/A ALUNO/A SURDO/A NA AQUISIÇÃO DE MATEMÁTICA Ilvanir da Hora Santos (Universidade Federal de Sergipe) Palavras-Chave: Aluno/a, Matemática, Professor. |
GT1 – 03 – O CURRÍCULO DE QUÍMICA E SUAS INTERPRETAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR. Tatiana Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Marlene Rios Melo (Universidade Federal de Sergipe); Ana Carla e Oliveira Santos(Universidade Federal de Sergipe); Cláudia Souza (Universidade Federal de Sergipe). Palavras-chave: Leitura. Modelos Mentais e evolução do conhecimento |
GT1 – 04 O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ERSPECTIVA PAUTADA EM JOGOS. Pauline Nathaly Bezerra da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Darlyanne Daniela Lopes da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Mauricéia Cavalcante da Silva. Palavras-chave:: Matemática. Educação Infantil. Jogos. Aprendizagem |
Polyana Marques Lima (Universidade Federal de Alagoas); Willams dos Santos Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Ensino Matemático. Tecnologias Móveis. Aplicativo |
GT1 – 06 PLATAFORMA YOUTUBE EDU: ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES Ederson Monteiro Matsumoto (Instituto Federal de Alagoas);Emanuelle Satiko M. Matsumoto (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Videoaulas. YouTube Edu. Ambiente Virtual de Aprendizagem |
Ederson Monteiro Matsumoto (Instituto Federal de Alagoas);Emanuelle Satiko M. Matsumoto (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem. Ensino de Física. Vídeo. |
GT1 – 08 TABELA PITAGÓRICA: DESMISTIFICANDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS Fabrícia Omena Rocha (Universidade Federal de Alagoas).; Luana Patrícia Silva Cândido (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Tabuada, Tabela Pitagórica, Multiplicação. |
GRUPO DE TRABALHO 2 - Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática
GT2 – 01 CONTRASTANDO AS DINÂMICAS DISCURSIVOS EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA Crislaine Barreto de Gois (Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: Ensino de Ciências, abordagem a experimentação, dinâmica discursiva |
GT2 – 02 CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA NO APRIMORAMENTO DOS MODELOS MENTAIS Ana Carla de Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe); Tatiana Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Marlene Rios Melo (Universidade de São Paulo); Maiara Fernanda Souza Pinto (Universidade Federal de Sergipe). Palavras-chave: Leitura. Modelos Mentais e evolução do conhecimento. |
GT2 – 03 CONTRIBUIÇÕES DOS EXPERIMENTOS VIRTUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA Emanuelly Torres Nunes; Ivanderson Pereira da Silva Palavras-chave: Formação de Professores. Experimentos Virtuais. Estágio Supervisionado. |
Volney de Jesus (Universidade Tiradentes); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Carlos Alberto Vasconcelos (Universidade Federal de Sergipe); Maria Valdirene de Jesus (Universidade Tiradentes). Palavras-chave: Desafios, Perspectivas, Ensino da matemática, Didática das ciências. |
Carlos Alberto Vasconcelos (Universidade Federal de Sergipe); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Tatiana Pinheiro da Cruz (Universidade Federal de Sergipe). Palavras-chave: Curso de ciências biológicas. Projeto pedagógico. Universidades sergipanas |
GT2 – 06 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PUBLICAÇÕES DE 2004 A 2014 NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Gisleine Souza da Silva (Universidade Federal de Sergipe);Danilo Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe). Palavras-chave: Formação de professores. Artigos. Revista QNEsc. GT2 - LIVRO DIDÁTICO E ABORDAGEM DO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS 1 (Aline Ismar Silva, Edilene Conceição de Melo Marques , Elian Silva Lopes , Luciana Nascimento Calixto) |
GRUPO DE TRABALHO 3 -Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e Matemáticos
Isaías Martins Silva (Universidade Federal de Alagoas); Ivanderson Pereira da Silva (Universidade Federal de Alagoas) Palavras-chave: Atividades Experimentais, Educação do Campo, Ensino de Física |
Paulo Eleotério Ferreira (Universidade Federal de Alagoas);Francisco Aureliano Vidal (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Ensino. Matemática. Professor. Aluno. |
GT3 – 03 CONSTRUINDO E FORMALIZANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS NOENSINO FUNDAMENTAL Bárbara Maria Santiago Nunes (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Pedagogia de projetos. Modelação. Etnomatemática. Currículo. Geometria. |
Mércia Cristina dos Santos Farias (Universidade Federal de Alagoas);Épolly Thamary Santos de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Formação. Matemática. Usabilidade, TIC. |
GT3 – 05 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS Bárbara Maria Santiago Nunes (Universidade Federal de Alagoas);Thainy Kléia da Silva Lira (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Estatística. Investigação. Interpretação. Gráficos.Tabelas. |
GT3 – 06 ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DO CAMPO MULTIPLICATIVO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rodrigo Rocha de Lima (Universidade Federal de Alagoas); Carloney Alves de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas). Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Resolução de Problemas. Estratégias didáticas |
Francisco Leopardi G. B. Bastos (Universidade Federal de Alagoas); Jenner B. Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas) Palavras-chave: Vídeo sobre a Queda Livre. Questionamentos Científicos. Questionamentos Históricos. Questionamentos Epistemológicos. Educação Científica |
|