ANAIS DO IV ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA -  IV EECM - 2017

ISSN 2446-7022

GRUPO DE TRABALHO 1 - Ensino de Ciências e Matemática: processos e materiais 

 

GT1 01 - ENSINO DE FÍSICA E MOBILIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS E SUAS EVIDÊNCIAS EM SALA DE AULA

Jenekésia Lins da Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Física. Ensino e Aprendizagem. Tecnologias Móveis. Fábrica de Aplicativo.    

 

GT1 02 - O TRATAMENTO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA        

Andresa da Costa Passos – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Jacqueline Souza Oliveira– Universidade Federal de Sergipe (UFS); Jéssica Araújo dos Santos – Universidade Federal de Sergipe (UFS).  

Palavras-chave: Tratamento da Água. Oficina Temática. Processos Químicos.

 

GT1 03 - O PROCESSO DE EROSÃO, A IMPORTÂNCIA DO SOLO E DA COBERTURA VEGETAL

Fábio dos Santos  - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Erosão. Solo. Cobertura vegetal. Transformações químicas.

 

GT1 04 - A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Alexandre Rodrigues da Conceição - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Maria Danielle Araújo Mota  - Universidade Federal de Alagoas (UFAL);

Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino de Ciências e biologia. Ensino e aprendizagem.

 

GT1 05 - ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS NO PROEJA E  O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA PROPOSTA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

Flávia Braga do Nascimento - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Adriana Cavalcanti dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave: Ensino de Química. PROEJA. Aprendizagem Significativa.

 

GT1 06 - HQs NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Williane Costa Ferreira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Jennyfer de Oliveira Lima - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Luciano de Melo Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave: Aprendizagem. História em quadrinhos. Ensino de Matemática.

 

GT1 07 - INVESTIGANDO CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DA TEMÁTICA POLUIÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DA LEITURA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA 

Daiane Menezes Damacena - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Thayná Souza dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Tatiana Santos Andrade - Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Palavras-chave: Poluição; concepções alternativas; contextualização.

 

 GT1 08 - LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: A CONTIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Anne Carolyne Souza Tenório - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Alexandre Rodrigues da Conceição - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Maria Danielle Araújo Mota - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Aulas práticas. Laboratório de Ciências. Ensino e Aprendizagem.

 

GT1 09 – O ENSINO DA MATEMÁTICA EAD: UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DOS AVAS 

Jennyfer de Oliveira Lima - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Williane Costa Ferreira- Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Luciano de Melo Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: EAD. AVA. Ensino-aprendizagem. Matemática. Interface.

 

GT1 10 - O ENSINO DE QUÍMICA E A SURDEZ: “FALANDO” SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Joenesson Fílip Santos Ribeiro – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Edivaldo da Silva Costa– Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Ensino de Química. Deficiência Auditiva. Transformações Químicas.

 

GT1 11 – OFICINA TEMÁTICA “A ENERGIA QUE MOVE O MUNDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONVERSÕES E TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA"

Joyce Pereira Barreto – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mateus Silva de Jesus – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Aline Souza Oliveira – Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Oficina temática. Energia. Abordagem problematizadora. 

 

GT1 12 - OFICINA TEMÁTICA CARBOIDRATOS:  ESTUDANDO AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS CONCEITOS DE AÇÚCARES E AMIDO

Paula Santos Brito – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Crislaine de Santana Almeida - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Erivanildo Lopes da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Oficina Temática, Ensino médio, Contextualização, Carboidratos.

 

GT1 13 – TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIANDO A 4ª FASE EM TURMAS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Roberto Carlos Delmas da Silva – professor da Rede Pública de Sergipe; Aline Rose e Silva Valentino - professora da Rede Pública de Sergipe; Mauro César Santos - professor da Rede Pública de Sergipe.

Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Autoria discente. Tutoria docente. Youtube.

 

GT1 14 - UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO EXPERIMENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA SEÇÃO “EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA” DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

Mércia Vieira da Silva Sant'Anna – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Eliana Midori Sussuchi – Universidade Federal de Sergipe (UFS);

Palavras-chave: Experimentação.  Contextualização.  Ensino  de Química.  QNEsc.

 

GT1 15 - Docência na Educação a Distância: o papel do Tutor e as incertezas no reconhecimento enquanto docente.

Gláucia Dias Santos- Universidade Federal de Sergipe (UFS); Vanessa Graciela Souza Campos - Universifdade Federal de Sergipe (UFS); Roberto Carlos Delmas da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Educação a Distância. Docência. Tutor.

 

GT1 16 -ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DE QUÍMOCA NA BASE DE DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES

Joedna Vieira Barreto- Universidade Federal de Sergipe(UFS); João Paulo Mendonça Lima - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Jogo Didático. Processo Ensino e Aprendizagem. Estado do conhecimento.

 

GT1 17 - UMA CRÍTICA AO ENSINO DE FÍSICA À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL

Giulianno Raposo Rodrigues - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chaves: Aprendizagem Significativa. Ensino. Física.

 

GT1 18 - UMA OFICINA TEMÁTICA ABORDANDO O TRATAMENTO DA ÁGUA: uma análise das falas dos estudantes

Jacqueline Souza Oliveira - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Andresa da Costa Passos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fernanda da Costa Lima  - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras:chave: Oficina Temática. Água. Contextualização.

 

GT1 19 - A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS COMO DINAMIZADORES DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Maria de Lourdes Tenório Dias

Palavras-chave: Construtivismo. Educação Matemática. Softwares gratuitos.

 

GT1 20 - TEATRO DE MAMULENGOS COMO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

A UTILIZAÇÃO DE SOFT
WARES MATEMÁTICOS CO
MO DINAMIZADORES DO
PROCESSO ENSINO
-
APRE
NDIZAGEM DA MATEMÁTI
CA

Mateus Santos Neves - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Barbara de Jesus Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Erivanildo Lopes da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Teatro de Mamulengos. Divulgação Científica. Ensino de Ciência.

 

GT1 21 - CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO DESENVOLVIDAS POR PROPOSTAS PAUTADAS NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: uma investigação em artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) 

Fernando Carvalho Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Everton Santos Oliveira - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Ortência da Paz Santiago - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Pensamento crítico. Capacidades. História da Ciência.

 

GT1 22 - O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES POR MEIO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: Uma análise das aplicações com alunos secundaristas

Gilvânia Tavares dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Daniela Mendonça da Mota Barbosa - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fernando Carvalho Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Significativa. Ensino.
Física.

Palavras-chave: Atividades Investigativas. História da Ciência. Abordagem Contextual. Ácidos e Bases.

 

GT1 23 - FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: atividades experimentais desenvolvidas pelo PIBID para formação de cidadãos críticos e participativos

Yago Farias Santos Reis - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Eliana Midori Sussuchi - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Experimentação. Feira de Ciências. Ensino de Química. PIBID.

 

GT1 24 - OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E OS DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA: PROPOSTA DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTACÕES MEDIADA PELA EDUCAÇÃO HÍBRIDA (Pôster)

Luciana Tener Lima - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Anamelea de Campos Pinto - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Ensino Híbrido. Aprendizagem significativa. Recursos Educacionais Abertos. Botânica.

 

 

GRUPO DE TRABALHO 2 - Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática​

 

GT2 01 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:  ANÁLISE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Maria Elze dos Santos Plácido – Secretaria Municipal de Educação de Estância-SE ; Josiane Cordeiro de Sousa Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); 

Palavras-chave: Formação    Continuada,   Tecnologias    da    Informação   e Comunicação – TIC, Ensino de Matemática.

 

GT2 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - BASES PARA UMA FORMAÇÃO IDEAL

Aline Rose e Silva Valentino - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Vanessa Graciela Souza Campos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Roberto Carlos Delmas da Silva- Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Formação de Professores. Atuação Docente. Teoria e Prática.

 

GT2 03 - PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leonara Evangelista de Figueiroa– Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Paula Roberta Galvão Simplício – Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Elaine dos Reis Soeira – Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Palavras-chave: Planejamento. Ensino de biologia. Educação básica.

 

GT2 04 - A Utilização da Internet nas Aulas de Biologia

Emerson dos Santos Nascimento - Universidade Federal de Sergipe(UFS); Carlos Alberto de Vasconcelos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Internet. Interfaces. Ensino de Biologia.

 

GT2 05 - CONCEPÇÕES E ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES TENDO COMO ENFOQUE A QUESTÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ARACAJU/SE

Aldeci dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Carlos Alberto de Vasconcelos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Educação Ambiental. Concepção. Professores.

 

GT2 06 - MATEMATIZANDO: CONSTRUINDO O CONCEITO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Júlia Cláudia dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); César Gonçalves de Souza - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave: Conceito Matemático. Sequência Numérica. Processo. Raciocínio Lógico Matemático

 

GT2 07 - PERCEPÇÃO DO USO E REUSO DA ÁGUA COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tatiana Pinheiro da Cruz - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave: EJA. Água. Educação Ambiental.

 

GT2 08 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR SOBRE O ENSINO

Ortência da Paz Santiago - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Alexandre Mota Menezes - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Daniela Santos de Jesus - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave: Representações sociais. Professores. Educação.

 

GT2 09 - AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Yasmim Keylla Alves de Carvalho - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave: PIBID. Ciências Biológicas. Licenciando. Formação Docente.

 

EJA; Água; Educação Ambient
al.

 GRUPO DE TRABALHO 3 -Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e Matemáticos

 

GT3 01 - ABORDAGEM DE INDUÇÃO FINITA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE JOGO DE PALITOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

ABORDAGEM DE INDUÇÃO FINITA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS
DE JOGO DE
PALITOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
ABORDAGEM DE INDUÇÃO FINITA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS
DE JOGO DE
PALITOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Jean Martins de Arruda Santos (Universidade Federal de Pernambuco); Edelweis José Tavares Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco)

Palavras-chave: Princípio de Indução Finita. Jogo de Palitos. Ensino Médio. PIBID.

GT3 02 - OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA AVANÇAR NO FUTURO

José Elyton Batista dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Carlos Alberto de Vasconcelos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Projeto. Olimpíada de Matemática. Aprendizagem.

 

GT3  03 - A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO INTEGRAL: UMA PROPOSTA.

Bárbara Pessoa de Santana - Universidade Federal de Alagoas (UFAL; Edésio Antonio Ferreira dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Feira de Ciências. Ensino Integral.

 

GT3 04 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CRISTALOGRAFIA E CRISTAL DOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS - PE

Erivaldo Vieira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Concepções Alternativas. Cristais. Ligações Químicas.Livro Didático de Química.

 

GT3 05 - O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E LIMITES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Josiclécia dos Santos Alves - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Weverton Santos de Jesus - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Aplicativos móveis. Ensino de Química. TIC.

 

GT3 06 - A LEITURA MEDIADA DE CONTOS QUÍMICOS: UMA PROPOSTA PARA PROMOVER AS INTER-RELAÇÕES CONTEXTO E CONCEITO NA APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS

Lorena de Queiroz Pimentel - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Tatiana Santos Andrade - Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Palavras-chave:  Leitura de contos. Oficina temática. Contextualização.

 

GT3 07 - ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA, MATEMÁTICA E O SABER

Fábio Henrique Gonçalves Conceição - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Denize da Silva Souza - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Leitura. Matemática. Relação com o saber.

 

GT3 08 - CONTRIBUIÇÃO PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARTE 1

Michael Patrick Costa de Lucena - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Jenner Barretto Bastos Filho - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Excessiva  Linearização.  Mitologia  da  Genialidade.  Protagonismo  das Mulheres. História Interna versus História Externa. Educação Científica.

 

GT3 09 - CONTRIBUIÇÃO PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARTE 2

Michael Patrick Costa de Lucena - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Jenner Barretto Bastos Filho - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Lei  de  Inércia.  Crítica  à  Excessiva  Linearização.  Processos  versus Resultados. Ensino Contextualizado. Educação Científica.

 

GT 3 10 - O MISTÉRIO DAS BOLHAS DE SABÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Tatiane Hilário de Lira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave: Ensino por Investigação. Construção de Conhecimento. Ensino de Ciências.

 

GT3 11 - INVERSÕES NA APLICAÇÃO DOS TERMOS ÁTOMO, MOLÉCULA, ÍON, ELEMENTO, SUBSTÂNCIA E MISTURA

Luiz Henrique Barros da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Josiclécia dos Santos Alves Universidade Federal de Sergipe (UFS); João Paulo Mendonça Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Oficina. Química. Conceituação.

 

GT3 12 - História da ciência para ensinar Ciência: possíveis contribuições dos estudos de Michael Faraday

Mateus Carneiro Guimarães dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mayana Mirelly Horta Santos -  Universidade Federal de Sergipe (UFS);  Maria Danielly Lima Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Palavras-chave: Eletrólise. Michael Faraday. Abordagem Contextual.

 

GRUPO DE TRABALHO 4 - Alfabetização e Letramento Científicos

 

GT4 01 - O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NO 6º  ANO

Nadynne Nara Amaral de França - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave: Experimentação. Ensino por Investigação. Pressão Atmosférica.

 

GT4 02 - DESVENDANDO O MISTÉRIO DO ARCO-ÍRIS COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jullyanna Cavalcante de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Tiago Rodrigues Barros - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Sequência de Ensino. Ensino Fundamental.

 

 

GRUPO DE TRABALHO 5 - Produto Educacional

 

GT5 01 - SISTEMA MONETÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ana Luisa Tenório dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ; Aline Jaislane de Souza Tavares - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) 

Palavras-chave: Relato de Experiência. Sequência Didática. Sistema Monetário.

 

GT5 02 - OFICINA TEMÁTICA COMO IDENTIFICAR ÁCIDOS E BASES NOS ALIMENTOS? UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES

Evelyn Monique Lima Rocha - Universidade Federal de Sergipe (UFS); João Paulo Mendonça Lima - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave: Oficina Temática. Ácidos e Bases. Ensino de Química.