ANAIS do IV EECM
ANAIS DO IV ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IV EECM - 2017
ISSN 2446-7022
GRUPO DE TRABALHO 1 - Ensino de Ciências e Matemática: processos e materiais
GT1 01 - ENSINO DE FÍSICA E MOBILIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS E SUAS EVIDÊNCIAS EM SALA DE AULA
Jenekésia Lins da Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Física. Ensino e Aprendizagem. Tecnologias Móveis. Fábrica de Aplicativo.
GT1 02 - O TRATAMENTO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Andresa da Costa Passos – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Jacqueline Souza Oliveira– Universidade Federal de Sergipe (UFS); Jéssica Araújo dos Santos – Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Tratamento da Água. Oficina Temática. Processos Químicos.
GT1 03 - O PROCESSO DE EROSÃO, A IMPORTÂNCIA DO SOLO E DA COBERTURA VEGETAL
Fábio dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Erosão. Solo. Cobertura vegetal. Transformações químicas.
GT1 04 - A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Alexandre Rodrigues da Conceição - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Maria Danielle Araújo Mota - Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino de Ciências e biologia. Ensino e aprendizagem.
Flávia Braga do Nascimento - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Adriana Cavalcanti dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Ensino de Química. PROEJA. Aprendizagem Significativa.
GT1 06 - HQs NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Williane Costa Ferreira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Jennyfer de Oliveira Lima - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Luciano de Melo Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Aprendizagem. História em quadrinhos. Ensino de Matemática.
Daiane Menezes Damacena - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Thayná Souza dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Tatiana Santos Andrade - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Poluição; concepções alternativas; contextualização.
GT1 08 - LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: A CONTIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Anne Carolyne Souza Tenório - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Alexandre Rodrigues da Conceição - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Maria Danielle Araújo Mota - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Aulas práticas. Laboratório de Ciências. Ensino e Aprendizagem.
GT1 09 – O ENSINO DA MATEMÁTICA EAD: UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DOS AVAS
Jennyfer de Oliveira Lima - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Williane Costa Ferreira- Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Luciano de Melo Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: EAD. AVA. Ensino-aprendizagem. Matemática. Interface.
Joenesson Fílip Santos Ribeiro – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Edivaldo da Silva Costa– Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Ensino de Química. Deficiência Auditiva. Transformações Químicas.
Joyce Pereira Barreto – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mateus Silva de Jesus – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Aline Souza Oliveira – Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Oficina temática. Energia. Abordagem problematizadora.
Paula Santos Brito – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Crislaine de Santana Almeida - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Erivanildo Lopes da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Oficina Temática, Ensino médio, Contextualização, Carboidratos.
Roberto Carlos Delmas da Silva – professor da Rede Pública de Sergipe; Aline Rose e Silva Valentino - professora da Rede Pública de Sergipe; Mauro César Santos - professor da Rede Pública de Sergipe.
Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Autoria discente. Tutoria docente. Youtube.
Mércia Vieira da Silva Sant'Anna – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Eliana Midori Sussuchi – Universidade Federal de Sergipe (UFS);
Palavras-chave: Experimentação. Contextualização. Ensino de Química. QNEsc.
Gláucia Dias Santos- Universidade Federal de Sergipe (UFS); Vanessa Graciela Souza Campos - Universifdade Federal de Sergipe (UFS); Roberto Carlos Delmas da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Educação a Distância. Docência. Tutor.
Joedna Vieira Barreto- Universidade Federal de Sergipe(UFS); João Paulo Mendonça Lima - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Jogo Didático. Processo Ensino e Aprendizagem. Estado do conhecimento.
GT1 17 - UMA CRÍTICA AO ENSINO DE FÍSICA À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Giulianno Raposo Rodrigues - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chaves: Aprendizagem Significativa. Ensino. Física.
GT1 18 - UMA OFICINA TEMÁTICA ABORDANDO O TRATAMENTO DA ÁGUA: uma análise das falas dos estudantes
Jacqueline Souza Oliveira - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Andresa da Costa Passos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fernanda da Costa Lima - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras:chave: Oficina Temática. Água. Contextualização.
Maria de Lourdes Tenório Dias
Palavras-chave: Construtivismo. Educação Matemática. Softwares gratuitos.
GT1 20 - TEATRO DE MAMULENGOS COMO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Mateus Santos Neves - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Barbara de Jesus Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Erivanildo Lopes da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Teatro de Mamulengos. Divulgação Científica. Ensino de Ciência.
Fernando Carvalho Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Everton Santos Oliveira - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Ortência da Paz Santiago - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Pensamento crítico. Capacidades. História da Ciência.
Gilvânia Tavares dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Daniela Mendonça da Mota Barbosa - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fernando Carvalho Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Atividades Investigativas. História da Ciência. Abordagem Contextual. Ácidos e Bases.
Yago Farias Santos Reis - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Eliana Midori Sussuchi - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Experimentação. Feira de Ciências. Ensino de Química. PIBID.
GT1 24 - OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E OS DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA: PROPOSTA DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTACÕES MEDIADA PELA EDUCAÇÃO HÍBRIDA (Pôster)
Luciana Tener Lima - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Anamelea de Campos Pinto - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Ensino Híbrido. Aprendizagem significativa. Recursos Educacionais Abertos. Botânica.
GRUPO DE TRABALHO 2 - Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática
Maria Elze dos Santos Plácido – Secretaria Municipal de Educação de Estância-SE ; Josiane Cordeiro de Sousa Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS);
Palavras-chave: Formação Continuada, Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, Ensino de Matemática.
GT2 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - BASES PARA UMA FORMAÇÃO IDEAL
Aline Rose e Silva Valentino - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Vanessa Graciela Souza Campos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Roberto Carlos Delmas da Silva- Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Formação de Professores. Atuação Docente. Teoria e Prática.
Leonara Evangelista de Figueiroa– Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Paula Roberta Galvão Simplício – Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Elaine dos Reis Soeira – Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Palavras-chave: Planejamento. Ensino de biologia. Educação básica.
GT2 04 - A Utilização da Internet nas Aulas de Biologia
Emerson dos Santos Nascimento - Universidade Federal de Sergipe(UFS); Carlos Alberto de Vasconcelos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Internet. Interfaces. Ensino de Biologia.
Aldeci dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Carlos Alberto de Vasconcelos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Educação Ambiental. Concepção. Professores.
Júlia Cláudia dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); César Gonçalves de Souza - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Conceito Matemático. Sequência Numérica. Processo. Raciocínio Lógico Matemático
GT2 07 - PERCEPÇÃO DO USO E REUSO DA ÁGUA COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Tatiana Pinheiro da Cruz - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: EJA. Água. Educação Ambiental.
GT2 08 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR SOBRE O ENSINO
Ortência da Paz Santiago - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Alexandre Mota Menezes - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Daniela Santos de Jesus - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: Representações sociais. Professores. Educação.
Yasmim Keylla Alves de Carvalho - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: PIBID. Ciências Biológicas. Licenciando. Formação Docente.
GRUPO DE TRABALHO 3 -Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e Matemáticos
GT3 01 - ABORDAGEM DE INDUÇÃO FINITA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE JOGO DE PALITOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Jean Martins de Arruda Santos (Universidade Federal de Pernambuco); Edelweis José Tavares Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco)
Palavras-chave: Princípio de Indução Finita. Jogo de Palitos. Ensino Médio. PIBID.
GT3 02 - OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA AVANÇAR NO FUTURO
José Elyton Batista dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Carlos Alberto de Vasconcelos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Projeto. Olimpíada de Matemática. Aprendizagem.
GT3 03 - A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO INTEGRAL: UMA PROPOSTA.
Bárbara Pessoa de Santana - Universidade Federal de Alagoas (UFAL; Edésio Antonio Ferreira dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Feira de Ciências. Ensino Integral.
Erivaldo Vieira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Concepções Alternativas. Cristais. Ligações Químicas.Livro Didático de Química.
Josiclécia dos Santos Alves - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Weverton Santos de Jesus - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Aplicativos móveis. Ensino de Química. TIC.
Lorena de Queiroz Pimentel - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Tatiana Santos Andrade - Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Palavras-chave: Leitura de contos. Oficina temática. Contextualização.
GT3 07 - ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA, MATEMÁTICA E O SABER
Fábio Henrique Gonçalves Conceição - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Denize da Silva Souza - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Leitura. Matemática. Relação com o saber.
Michael Patrick Costa de Lucena - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Jenner Barretto Bastos Filho - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Excessiva Linearização. Mitologia da Genialidade. Protagonismo das Mulheres. História Interna versus História Externa. Educação Científica.
Michael Patrick Costa de Lucena - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Jenner Barretto Bastos Filho - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Lei de Inércia. Crítica à Excessiva Linearização. Processos versus Resultados. Ensino Contextualizado. Educação Científica.
GT 3 10 - O MISTÉRIO DAS BOLHAS DE SABÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Tatiane Hilário de Lira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Palavras-chave: Ensino por Investigação. Construção de Conhecimento. Ensino de Ciências.
GT3 11 - INVERSÕES NA APLICAÇÃO DOS TERMOS ÁTOMO, MOLÉCULA, ÍON, ELEMENTO, SUBSTÂNCIA E MISTURA
Luiz Henrique Barros da Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Josiclécia dos Santos Alves - Universidade Federal de Sergipe (UFS); João Paulo Mendonça Lima - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Oficina. Química. Conceituação.
GT3 12 - História da ciência para ensinar Ciência: possíveis contribuições dos estudos de Michael Faraday
Mateus Carneiro Guimarães dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mayana Mirelly Horta Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Maria Danielly Lima Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Eletrólise. Michael Faraday. Abordagem Contextual.
GRUPO DE TRABALHO 4 - Alfabetização e Letramento Científicos
GT4 01 - O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NO 6º ANO
Nadynne Nara Amaral de França - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Experimentação. Ensino por Investigação. Pressão Atmosférica.
GT4 02 - DESVENDANDO O MISTÉRIO DO ARCO-ÍRIS COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jullyanna Cavalcante de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Tiago Rodrigues Barros - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Sequência de Ensino. Ensino Fundamental.
GRUPO DE TRABALHO 5 - Produto Educacional
GT5 01 - SISTEMA MONETÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ana Luisa Tenório dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ; Aline Jaislane de Souza Tavares - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Relato de Experiência. Sequência Didática. Sistema Monetário.
Evelyn Monique Lima Rocha - Universidade Federal de Sergipe (UFS); João Paulo Mendonça Lima - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: Oficina Temática. Ácidos e Bases. Ensino de Química.