03/02/2017 - Sala 1 CIC (GT 3)

483 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GENÉTICA MENDELIANA
  CONTRIBUIÇÃO PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARTE 1
487 CONTRIBUIÇÃO PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARTE 2
492 ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA, MATEMÁTICA E O SABER
493 AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
495 A leitura mediada de contos Químicos: Uma proposta para promover inter-relações contexto e conceito na aprendizagem das ciências
508 FILOSOFIA: UM AUXÍLIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA
 

 

03/02/2017 - Auditório CIC (GTs 1, 2 e 4)

461 ENSINO DE FÍSICA E MOBILIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS E SUAS EVIDÊNCIAS EM SALA DE AULA
512 A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NAS AULAS DE BIOLOGIA
513 Representações Sociais de Professores do ensino regular sobre o Ensino
517 O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
474 DESVENDANDO O MISTERIO DO ARCO-ÍRIS COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
502 O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NO 6º ANO  O Experimento da Bexiga Cheia com a Boca Aberta

 

03/02/2017 - Sala 103 - Bloco 7  (GT 1)

490 Investigando concepções alternativas de alunos do ensino médio sobre reações químicas através da temática poluição e da utilização da leitura como ferramenta pedagógica 
491 OFICINA TEMÁTICA CARBOIDRATOS:  Estudando as concepções dos estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de açúcares e amido
497 PIBID:  POTENCIAÇÃO COM O MD FORMANDO POTÊNCIA
503 CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO DESENVOLVIDAS POR  PROPOSTAS PAUTADAS NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: uma investigação em  artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)
504 O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES POR MEIO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DAS  ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: Uma análise das aplicações com alunos  secundaristas

 

03/02/2017 - Sala 104 - Bloco 7  (GTs 1 e 2)

509 OFICINA TEMÁTICA “A ENERGIA QUE MOVE O MUNDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONVERSÕES E TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA”
511 O ENSINO DA MATEMÁTICA EAD: UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DOS AVAS
518 DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O papel do tutor e as incertezas de atuação enquanto docente
519 O Teatro de Mamulengos como Material de Divulgação Científica 
520 HQs NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
524 MATEMATIZANDO: CONSTRUINDO O CONCEITO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

BANNER 

03/02/2017 - Sala 203 - Bloco 7 

522 OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E OS DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA: PROPOSTA DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTACÕES MEDIADA PELA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
484 ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS NO PROEJA E  O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Aprendizagem significativa na proposta de rotação por estações
485 Uma oficina temática abordando o tratamento da água: uma análise das falas dos estudantes