O período de submissão do modelo Padrão já está encerrado

Dados do trabalho

14/10/2014 até 24/11/2014

Submissão de Artigos e Pôsteres.

GT1 – Ensino de Ciências e Matemática: processos e materiais

Neste Grupo de Trabalho busca-se apresentar as pesquisas que vêm sendo realizadas, no contexto do uso das TIC no processo de ensino/aprendizagem do Ensino de Ciências e Matemática, nas quais se procure dar uma especial atenção às interações, tanto no contexto presencial, bem como, no contexto a distância; a partir de uma reflexão crítica sobre as teorias da aprendizagem. O conceito de interação e interatividade no âmbito da docência também é contemplado. Assim como temas relacionados à produção de materiais didáticos e paradidáticos realizada em diferentes suportes tecnológicos.

Profa. Dra. Anamelea de Campos Pinto - PPGECIM/UFAL

GT2 - Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática 

Discussões sobre programas e políticas de formação inicial e formação continuada; observações sobre a prática e sua relação com a formação e a avaliação educacional; o desenvolvimento profissional de professores; pesquisas sobre formação de professores; seus saberes docentes e práticas reflexivas.

Prof. Dr. Elton Casado Fireman - PPGECIM/UFAL

GT3 - Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e Matemáticos

Tem como objetivo discutir e compartilhar experiências, expectativas e ideias novas em pesquisa pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática e de Ciências. Com isso, propõe situações que incentivam a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente e desenvolve conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino aprendizagem para a construção do ensino de ciências.

Prof. Dr. Givaldo Oliveira dos Santos - PPGECIM/IFAL

GT4 - Alfabetização e Letramento científicos

Estudo dos desenvolvimentos internos e externos das ciências e suas inter-relações; relações entre ciência, tecnologia e sociedade; questões sociocientíficas, temas controversos, letramento científico, alfabetização científica; Controle democrático da Ciência & Tecnologia; Educação Ambiental; Aspectos éticos do desenvolvimento sob o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); educação ambiental e educação em ciências; educação para o desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade.

Coordenador: Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Júnior - PPGECIM/UFAL - Campus Arapiraca

GT5 - Produto Educacional

O Produto Educacional é composto de um conjunto de sugestões de atividades voltadas para a sala de aula da Educação Básica, ou para formação de professores inicial ou continuada, produzidos a partir de um trabalho que tenha como objetivo a intervenção, com seus aspectos de fundamentos teóricos-metodológicos. Ele pode ser escrito: literários, kits experimentais, aplicativos digitais, sequências didáticas, materiais lúdicos, entre outros. Estes trabalhos, geralmente, se apresentam e são desenvolvidos em mestrados profissionais em parceria (orientando e seus orientadores). No entanto, esta não é uma situação obrigatória, desde que o produto apresente a prática de sala de aula e seus respectivos vínculos teóricos. Coordenador: Prof. Dr. Kléber Cavalcanti Serra - IF/UFAL

Coordenador: Prof. Dr. Kléber Cavalcanti Serra - IF/UFAL