Endereço

Postado em 21/05/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Av. Lourival de Mello Motta s/n

Campus A. C. Simões - BR 104 - Km 97

Tabuleiro dos Martins - Maceió/AL

CEP: 57072-970

Fone: (82)3214-1100 (82)3214-1624

Comissão Científica

Postado em 15/05/2015

Comissão Científica do III EECM Prof.ª Dr.ª Anamelea de Campos Pinto (CEDU/UFAL) - Coordenadora

Prof. Dr. Antonio Jose Ornellas Farias (IF/UFAL) Prof. Dr. Ediel Azevedo Guerra (IM/UFAL)

Prof. Dr. Elton Casado Fireman(CEDU/UFAL) Prof. Dr. Givaldo Oliveira dos Santos (IFAL)

Prof. Dr. Jenner Barretto Bastos Filho(IF/UFAL) Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra(IF/UFAL)

Prof. Dr. Paulo Cesar Costa Oliveira (IQB/UFAL)

Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior(Campus Arapiraca/UFAL)

Prof.ª Dr.ª Edma Carvalho Miranda(IQB/UFAL) Prof.ª Dr.ª Hilda Helena Sovierzoski (ICBS/UFAL)

Prof.ª Dr.ª Laura Cristina de Souza (Campus Arapiraca/UFAL)

Prof.ª Dr.ª Monica Dorigo Correia(ICBS/UFAL)

Prof.ª Dr.ª Sheila Ferreira Lima Coelho(IFAL) Prof.ª Dr.ª Tâmara Moraes Bastos(IFAL)

Anais do III EECM - 2014

Postado em 24/04/2015

 

ANAIS DO III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA -  III EECM - 2014

ISSN 2446-7022

GRUPO DE TRABALHO 1 - Ensino de Ciências e Matemática: processos e materiais

GT1 – 01 - ESTÁGIOS SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO PARA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Alexandre Mota Menezes (Universidade Federal de Sergipe); Cléber Thries da Silva Nunes (Universidade Federal de Sergipe); Erivanildo Lopes da Silva (Universidade Federal de Sergipe). Palavras-chave: Sequência de Ensino-Aprendizagem. Validação. Termoquímica. 

GT1 – 02 - LIMITES DO/A ALUNO/A SURDO/A NA AQUISIÇÃO DE MATEMÁTICA

Ilvanir da Hora Santos (Universidade Federal de Sergipe)

Palavras-Chave: Aluno/a, Matemática, Professor.

GT1 – 03 – O CURRÍCULO DE QUÍMICA E SUAS INTERPRETAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR.

Tatiana Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Marlene Rios Melo (Universidade Federal de Sergipe); Ana Carla e Oliveira Santos(Universidade Federal de Sergipe); Cláudia Souza (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Leitura. Modelos Mentais e evolução do conhecimento

GT1 – 04 O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ERSPECTIVA PAUTADA EM JOGOS.

Pauline Nathaly Bezerra da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Darlyanne Daniela Lopes da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Mauricéia Cavalcante da Silva.

Palavras-chave:: Matemática. Educação Infantil. Jogos. Aprendizagem

GT1 – 05 - O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS: UMA PROPOSTA COM O APLICATIVO ANGRY BIRDS RIO

Polyana Marques Lima (Universidade Federal de Alagoas); Willams dos Santos Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Ensino Matemático. Tecnologias Móveis. Aplicativo

GT1 – 06 PLATAFORMA YOUTUBE EDU: ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES

Ederson Monteiro Matsumoto (Instituto Federal de Alagoas);Emanuelle Satiko M. Matsumoto (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Videoaulas. YouTube Edu. Ambiente Virtual de Aprendizagem 

 GT1 – 07 POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Ederson Monteiro Matsumoto (Instituto Federal de Alagoas);Emanuelle Satiko M. Matsumoto (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem. Ensino de Física. Vídeo. 

GT1 – 08 TABELA PITAGÓRICA: DESMISTIFICANDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Fabrícia Omena Rocha (Universidade Federal de Alagoas).; Luana Patrícia Silva Cândido (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Tabuada, Tabela Pitagórica, Multiplicação.

 

GRUPO DE TRABALHO 2 - Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática​

GT2 – 01 CONTRASTANDO AS DINÂMICAS DISCURSIVOS EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA

Crislaine Barreto de Gois (Universidade Federal de Sergipe)

Palavras-chave: Ensino de Ciências, abordagem a experimentação, dinâmica discursiva

GT2 – 02 CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA NO APRIMORAMENTO DOS MODELOS MENTAIS

Ana Carla de Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe); Tatiana Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Marlene Rios Melo (Universidade de São Paulo); Maiara Fernanda Souza Pinto (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Leitura. Modelos Mentais e evolução do conhecimento.

GT2 – 03 CONTRIBUIÇÕES DOS EXPERIMENTOS VIRTUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Emanuelly Torres Nunes; Ivanderson Pereira da Silva

Palavras-chave: Formação de Professores. Experimentos Virtuais. Estágio Supervisionado.

GT2 – 04 DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TIC NA CONTEMPORANEIDADE E APRENDIZAGEM DO ALUNO: UM OLHAR A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E A PRÁTICA REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Volney de Jesus (Universidade Tiradentes); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Carlos Alberto Vasconcelos (Universidade Federal de Sergipe); Maria Valdirene de Jesus (Universidade Tiradentes).

Palavras-chave: Desafios, Perspectivas, Ensino da matemática, Didática das ciências. 

GT2 – 05 DISCUTINDO OS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM SERGIPE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO

Carlos Alberto Vasconcelos (Universidade Federal de Sergipe); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Tatiana Pinheiro da Cruz (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Curso de ciências biológicas. Projeto pedagógico. Universidades sergipanas

GT2 – 06 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PUBLICAÇÕES DE 2004 A 2014 NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

Gisleine Souza da Silva (Universidade Federal de Sergipe);Danilo Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Formação de professores. Artigos. Revista QNEsc.

GT2 - 07 OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NA PRIMEIRA DÉCADA REPUBLICANA EM SERGIPE: Um exame dos documentos oficiais de Sergipe e da Revista A Eschola Pública.

Simone Silva da Fonseca (Universidade Federal de Sergipe)

Palavras-chave: Saberes Elementares Geométricos. Ensino Primário. Revista Pedagógica. Método Intuitivo

 

GRUPO DE TRABALHO 3 -Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e Matemáticos

GT3 – 01 Aprendizagem de Conceitos Físicos por meio de Atividades Experimentais em Turmas Multiseriadasde Nível Fundamental no Contexto da Educação do Campo

Isaías Martins Silva (Universidade Federal de Alagoas); Ivanderson Pereira da Silva (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Atividades Experimentais, Educação do Campo, Ensino de Física 

GT3 – 02 AS DIFICULDADES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS): um estudo dirigido a Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva Janio

Paulo Eleotério Ferreira (Universidade Federal de Alagoas);Francisco Aureliano Vidal (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Ensino. Matemática. Professor. Aluno. 

GT3 – 03 CONSTRUINDO E FORMALIZANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS NOENSINO FUNDAMENTAL

Bárbara Maria Santiago Nunes (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Pedagogia de projetos. Modelação. Etnomatemática. Currículo. Geometria.

 GT3 – 04 Diálogos pertinentes entre licenciandos de Pedagogia e Matemática: O lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação em nossa formação.

Mércia Cristina dos Santos Farias (Universidade Federal de Alagoas);Épolly Thamary Santos de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Formação. Matemática. Usabilidade, TIC. 

GT3 – 05 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS

Bárbara Maria Santiago Nunes (Universidade Federal de Alagoas);Thainy Kléia da Silva Lira (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Estatística. Investigação. Interpretação. Gráficos.Tabelas.

GT3 – 06 ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DO CAMPO MULTIPLICATIVO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rodrigo Rocha de Lima (Universidade Federal de Alagoas); Carloney Alves de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Resolução de Problemas. Estratégias didáticas

GT3 - 07 Exploração de Algumas das Possibilidades Histórico-Epistemológicas para o Ensino de Física apartir de um Vídeo sobre a Queda Livre

Francisco Leopardi G. B. Bastos (Universidade Federal de Alagoas); Jenner B. Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Vídeo sobre a Queda Livre. Questionamentos Científicos. Questionamentos Históricos. Questionamentos Epistemológicos. Educação Científica

GT3 – 08 Frequência e a Abordagem da Simetria de Reflexão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise do Livro Didático de Matemática

Jucinete Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Simetria, simetria de reflexão, livro didático, anos iniciais do ensino fundamental. 

GT3 – 09 Matemática para Aprender a Pensar: concepção e perspectiva sobre a Pesquisa e o Ensino de Matemática.

Maria Valdirene de Jesus (Universidade Tiradentes); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Volney de Jesus (Universidade Tiradentes).

Palavras-chave: Matemática. Aprender. Pensar. Pesquisa em matemática. 

GT3 – 10 Matemática Para Todos: atendendo aos diferentes grupos dentro da sala de aula

José Roberto de Almeida Lima (Instituto Federal de Alagoas); Augusto César Lúcio de Oliveira (Instituto Federal de Alagoas).

Palavras-chave: IFAL. Ensino. Cálculo.Matemática Básica.

GRUPO DE TRABALHO 4 Alfabetização e Letramento científicos ​

GT4 – 01 Hermenêutica do Conceito de Causa e uma possível Pré-História dos Conceitos de Energia e de sua Conservação: uma versão ainda pouco conhecida no âmbito do Ensino de Ciências.

Daniel Victor Teixeira Japiassú (Universidade Federal de Alagoas); Carlos Erymá da Silva Oliveira (Universidade Federal de Alagoas); Jenner Barretto Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Vis viva de Leibniz. Quantidade de Movimento de Descartes. Solução de d’Alembert. Formulação Lagrangeana. Causa, Efeito e Conservação da Energia. 

GT4 – 02 O Movimento CTS de Ensino e as Perspectivas de Integração entre a Programação da Escola e a do Museu e Centro de Ciências.

Antonio José Ornellas Farias (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Centro de Ciências. Escola. Ação Integrada. 

GT4 - 03 Teatro no Ensino de Ciências: buscando relacionar divulgação científica e ensino de conceitos na Educação Básica

Nirly Araujo dos Reis (Universidade Federal de Sergipe) ; Erivanildo Lopes da Silva (Universidade federal de Sergipe)

Palavras-chave: Teatro. Estudantes. Amadurecimento das Bananas. Narrativa. Divulgação Científica. 

GT4 – 04 - Hermenêutica Galileana: teorias que subjazem à Peça de Baldow 'A Matuta e o Caso Galileu'

Rodrigo Baldow (Universidade Federal de Alagoas); Jenner Barretto Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Peça Didática de Brecht. Hermenêutica Galileana. Sistemas Geocêntrico e Heliocêntrico.

 

GRUPO DE TRABALHO 5 - Produto Educacional

GT5 – 01 Construção de Gráficos das Funções Afins e Quadrática com o Auxílio do Geogebra

Vívia Dayana Gomes dos Santos (Instituto Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Função Afim. Função Quadrática. Geogebra.

GT5 – 02 Guia de Orientações ao Professor sobre a Produção de Vídeos como Prática Pedagógica em Aulas de Química

Ana Paula Aquino Benigno (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: vídeo digital amador. Experimentos. atividades lúdicas. ensino e aprendizagem de química.

GT5 – 03 Guia Para o Professor: Magnetismo voltado para as Crianças

Thaís Freitas de Resende (Universidade Federal de Alagoas); Elton Casado Fireman (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Formação Continuada. Conhecimento Físico. Anos Iniciais. Magnetismo.

GT5 – 04 Leis de Newton, um Laboratório Virtual

Edson Santos Júnior (Universidade Federal de Alagoas); Jenner Barretto Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave:Leis de Newton. PowerPoint. Animação Gráfica.Gravitação Universal.

GT5 – 05 O Material Dourado como Recurso Pedagógico no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática.

Geovânio da Silva Santana (Universidade Federal de Alagoas); Carloney Alves de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Ensino da Matemática. Material Dourado. Formação de professores. 

GT5 – 06 Tabela Pitagórica: desmistificando as Operações Aritméticas

Fabrícia Omena Rocha (Universidade Federal de Alagoas); Luana Patrícia Sílva Cândido (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Tabuada, Tabela Pitagórica, Multiplicação.

 

    

Artigos e Pôsteres

Postado em 14/10/2014

A submissão de Trabalhos Científicos (Artigos e Pôsteres) é até dia 23 de novembro de 2014.

Oficinas

Postado em 13/10/2014

Oficinas disponíveis para inscrição:

Oficina 1 - Modelagem no construir modelos no Ensino de Ciências e Matemática

Oficina 2 - Iniciação de software GeoGebra e sua utilização no Ensino/Aprendizagem da Matemática

Oficina 3 - Criação de Websites na Plataforma Wix como Recurso Educacional Aberto

Oficina 4 - Experimentos para a Vida

Oficina 5 - Analogias como ferramentas lúdicas na educação em ciências: aportes teóricos para uso e investigação em sala de aula

Oficina 6 - Geometria de papel: dobras à vista

Oficina 7 - Modelagem Computacional em uma e duas dimensões através do software Modellus

Oficina 8 - Construção de recursos didáticos matemáticos adaptados a partir da abordagem TEACCH

 

 

NORMAS PARA PROPOSTAS DE OFICINAS* PARA O III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

Modelo para submissão de Oficinas

A Comissão Geral do III Encontro Alagoano de Ensino e Ciências E Matemática, por meio de sua Comissão Científica, torna pública a seleção de propostas para Oficinas a serem oferecidas no evento, conforme as condições contidas nestas orientações. A submissão das propostas de oficinas deverão ser encaminhadas por meio do site http://eventos.ufal.br/iii-encontro-alagoano-de-ensino-de-ciencias-e-matematica, clicando na aba “oficinas”, após clicar nesta aba, selecione a opção de oficinas, e preencha os dados relacionados ao trabalho como o título da proposição, e-mail do(s) autor(es), nome completo do primeiro ministrante, e o resumo da oficina. Encerrado o preenchimento dos dados, enviá-lo no ato da inscrição.

1 REGRAS GERAIS

1.1 As oficinas poderão ser ministradas tanto pelos docentes, como pelos discentes que deverão encaminhar as suas propostas, com carga horária de 4 (quatro) horas.

1.2 As propostas das oficinas deverão ter relação com a temática do evento.

1.3 A Comissão Cientifica analisará o Currículo Lattes dos ministrantes e a proposta apresentada, a qual deverá obedecer as recomendações nos itens 3 e 4.

1.4 As oficinas terão no máximo 3 (três) facilitadores.

1.5 A proposta recebida pela Comissão Científica que não houver indicação de autoria será automaticamente eliminada do processo de avaliação.

1.6 Não serão aceitas as propostas de oficinas em formato dotx, docx, rtf, zip, pdf e qualquer outro que não seja doc. (Microsoft Word 97 -2003).

2 PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE OFICINAS.

a) Prazo final para envio das propostas de oficinas até o dia 20/11/2014.

b) Divulgação do resultado prevista para o dia 21/11/2014.

3 Critérios de Aceitação e Avaliação de Oficinas

A Comissão Cientifica do evento avaliará as propostas das oficinas que deverão atender os seguintes critérios:

a) Abrangência e concernência do conteúdo: clareza e articulação dos conceitos e ideias, para a temática do III EECM em especial para os GT’s;

b) Apresentação de conteúdos atuais na proposta;

c) Currículo Lattes  atualizado do(s) ministrante(s);

4 PROPOSTA PARA AS OFICINAS As propostas devem seguir rigorosamente as instruções abaixo:

Título da oficina - Fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo de fonte negrito, utilizando no máximo 3 (três) linhas;

Facilitadores - Escrever os nomes dos autores, seguidos dos e-mails, fonte Times New Roman, tamanho 12; Link do Currículo Lattes do(s) facilitador(es): colocar o link do Currículo Lattes para avaliação;

Ementa: Nesse tópico, o(s) facilitador(es) deverá(ão) descrever o conteúdo programático da  oficina.

Apresentação do Conteúdo: Deverá constar os principais pontos que serão abordados, assim como a apresentação de 5 (cinco) referências do máximo.

Vagas: Fica a critério dos ministrantes.

Material: Deverá ser informando os materiais audiovisuais ou de outra natureza que serão necessários para a oficina.

Instituição: Indicar a instituição de ensino a qual o(s) ministrante(s) está(ão) vinculado(s).

*Baseadas nas orientações contidas no site: http://www.erebdfortaleza2014.ufc.br/wp-content/uploads/2013/08/EDITAL-EREBD-2014-oficinas-e-mini-cursos.pdf

Comissão Organizadora

Postado em 13/10/2014

Prof. Dr. Elton Casado Fireman – Coordenador do PPGECIM/UFAL

Prof.ª Dr.ª Anamelea de Campos Pinto – Vice - Coordenadora do PPGECIM/UFAL

Prof.ª Dr.ª Edma Carvalho Miranda – IQB/UFAL

Prof. Dr. Givaldo Oliveira dos Santos – IFAL

Técnica Adriana Leite da Silva

Técnica Maria do Socôrro Dias de Oliveira

Técnica Mônica França da Silva Barros

Técnica Wilma Alves de Oliveira Antonio

Estudantes do PPGECIM

Normas dos Trabalhos

Postado em 13/10/2014

1 - Orientações para a Comunicação Oral

(Baseadas nas orientações do EPEAL 2014 disponível em: http://www.epealufal.com.br)

1.1. Os trabalhos científicos deverão constituir-se de textos completos inéditos de pesquisa científica (teórica ou teórico-empírica), propostos por docentes-pesquisadores e estudantes inscritos no III Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática.

1.2 Os trabalhos deverão observar as indicações técnicas da ABNT/2011, critérios e prazos fixados pela programação do evento. A seguir digitação do artigo. No primeiro, com a identificação do (s) autor (es) e no segundo sem essa identificação. Depois de formatado, SALVAR os dois arquivos em PDF e enviar, conforme instruções para efetivação da inscrição.

Clique aqui para visualizar o arquivo com o Modelo de artigo com identificação;

Clique aqui para visualizar o arquivo com o Modelo de artigo sem identificação;

1.3 Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo comitê científico constituído de professores indicados pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECIM). Este comitê emitirá parecer sobre os trabalhos (comunicação oral e pôsteres) a serem apresentados na ocasião do evento.

1.4 Trabalhos inscritos para as Sessões de Comunicação Oral devem observar as seguintes normas:

a) Devem ser escritos em Word for Windows, fonte Arial, tamanho 12 – reservado o uso de itálico para palavras estrangeiras e negrito para ênfases ou destaques –, espaçamento 1,5, letra no tamanho 12 em todo o texto (exceção para resumos, notas e citações longas, as quais devem vir em tamanho 10);

b) Devem ser compostos de título, autor (es) /as, resumo, palavras-chave, texto propriamente dito e referências – deve observar o máximo de 10 a 15 páginas (incluso as páginas do resumo e das referências), numeradas progressivamente, em algarismos arábicos no canto INFERIOR direito da página, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, e as notas de rodapé (de referência ou explicativas - NBR 10520) de acordo com o sistema numérico e colocadas no final da página;

c) O título deve vir em negrito, fonte Arial, tamanho 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

d) O(s)/As autor(es)/as tem/têm nome por extenso, em negrito, alinhamento à direita, com maiúsculas nas iniciais, com números indicando dados do/a autor/a (colocada nota de rodapé, no final da 1ª página, contendo formação acadêmica do(s)/as autor(es)/as, e-mail de contato, e referência institucional.

e) O resumo deve conter uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, com indicação do tipo de trabalho, problema de pesquisa, objetivos, metodologia e uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões/considerações, contendo no mínimo 300 (trezentos) e no máximo 500 (quinhentas) palavras, seguindo-se, logo abaixo, as palavras-chave (máximo de 5);

f) O termo RESUMO deve ser digitado na margem esquerda, em negrito, e o texto logo abaixo, com alinhamento justificado, espaçamento simples, sem parágrafo, e as palavras-chaves (máximo de 5) separadas por um PONTO (.);

g) O trabalho deve ser apresentado em português em linguagem clara, precisa, fundamentada, cotejando teorias, problemas, dados, etc. O uso de citações observa o sistema autor-data (SOBRENOME, ano, p.) e serão mantidas dentro do corpo do texto, com uso de aspas (se até 3 linhas) ou destacadas do corpo do texto, sem uso de aspas, tamanho 10, com recuo do parágrafo/margem (se mais de 3 linhas). O texto deve observar a sequência INTRODUÇÃO (delimitação do assunto, objetivos do trabalho, contextualização do tema, recursos metodológicos, limitações da abordagem) – DESENVOLVIMENTO (principal parte do texto, corresponde à exposição ordenada e pormenorizada do assunto, podendo ser subdividido em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema) – CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES (parte final do texto com as conclusões correspondentes ao(s) objetivo(s) do trabalho, podendo referir desdobramentos relativos à importância, repercussão, encaminhamentos, etc), podendo ter títulos específicos. As seções do texto não configuram página capitular e são separadas apenas por 2 (dois) espaços. As referências constarão as obras citadas no corpo do trabalho. Ilustrações, Figuras e Tabelas integram o texto se houver espaço;

h) Todos os trabalhos devem ser enviados por meio eletrônico, conforme endereço na página do evento. Enviar um arquivo com identificação em PDF para ser publicado nos ANAIS e outro sem identificação, também em PDF, para os avaliadores.

1.5 Não serão aceitos trabalhos que não obedeçam aos critérios acima estabelecidos. A Comissão terá autonomia para recusar um trabalho ou sugerir pequenas modificações.

2 - Orientações para a inscrição de trabalhos na modalidade PÔSTER

2.1 Nos pôsteres serão apresentados trabalhos de pesquisa em andamento, propostos pelos inscritos no evento a serem selecionados pela Comissão Científica.

2.2 Para submissão do pôster deve ser enviado um breve texto (mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, fonte Arial, espaçamento 1,5, letra no tamanho 12), com uma apresentação concisa dos pontos relevantes da proposta, incluindo, problemática da pesquisa, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais e referências, seguido logo abaixo, das palavras-chave (máximo de 5), para fins de avaliação e publicação online no site do evento;

2.3 O texto deve ser enviado por meio eletrônico, conforme endereço na página do evento. Enviar um arquivo com identificação em PDF para ser publicado nos anais do evento e outro sem identificação, também em PDF, para os avaliadores;

2.4 Em sendo APROVADO o pôster, ele deverá ser confeccionado e trazido no dia da apresentação, observando-se as seguintes normas:

a. Dimensão: 1.20m de altura por 80 cm de largura;

b. Componentes dos pôsteres: título; nomes dos/as autores/as: instituição e endereço eletrônico; introdução; material e métodos; resultados; conclusões e referências;

c. O Título deverá ser escrito em letras maiúsculas que permitam a sua leitura a 3m de distância;

d. Os nomes dos/as autores/as, instituição e endereço eletrônico, devem vir abaixo do título e com letras menores. O nome do/a apresentador/a do trabalho deverá ser sublinhado;

e. A disposição dos demais itens, no corpo do pôster, fica a critério do (s) /as autor (es) /as, recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura a distância;

f. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o (s) /as autor (es) /as;

g. Os pôsteres ficarão à disposição dos participantes e da comissão avaliadora num período de 60 minutos, neste período os expositores deverão estar presentes para a respectiva apresentação.

OBSERVAÇÕES:

• Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação deste evento e da ABNT/2011 serão automaticamente eliminados;

• O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores, a não ser que seja aprovado com sugestões de melhorias.

• A revisão do (s) trabalho (s) é de responsabilidade do (s) /as autor (es) /as;

• Exigir-se-á a presença de um/a dos/as autores/as do trabalho para a sua apresentação (comunicações orais e pôster);

• Cada autor/a poderá inscrever até 4 (quatro) trabalhos (Comunicações Orais e/ou Pôsteres), sendo 1 (um) individual e 3 (três) em coautoria. Cada trabalho só poderá ter, no máximo, 4 (quatro) autores/as;

• Cada participante poderá inscrever até 4 (quatro) trabalhos no evento. Trabalhos em co-autoria deverão ser enviados apenas pelo/a autor/a principal (primeiro/a autor/a) que indicará os nomes dos/as demais autores/as.

• No caso de inscrição de trabalho para apresentação nas sessões de Comunicação Oral, o aluno de PIBIC deverá cumprir a condição de co-autor/a, juntamente com orientador/a;

• A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor/a e co-autor(es)/as, e não por trabalho;

• Comunicações Orais e Pôsteres só serão avaliados após a confirmação do pagamento da inscrição do/a autor/a e de todos/as co-autores/as, sem exceção.

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Postado em 13/10/2014

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Apresentação

Postado em 13/10/2014

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