ANAIS DO III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA -  III EECM - 2014

ISSN 2446-7022

GRUPO DE TRABALHO 1 - Ensino de Ciências e Matemática: processos e materiais

GT1 – 01 - ESTÁGIOS SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO PARA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Alexandre Mota Menezes (Universidade Federal de Sergipe); Cléber Thries da Silva Nunes (Universidade Federal de Sergipe); Erivanildo Lopes da Silva (Universidade Federal de Sergipe). Palavras-chave: Sequência de Ensino-Aprendizagem. Validação. Termoquímica. 

GT1 – 02 - LIMITES DO/A ALUNO/A SURDO/A NA AQUISIÇÃO DE MATEMÁTICA

Ilvanir da Hora Santos (Universidade Federal de Sergipe)

Palavras-Chave: Aluno/a, Matemática, Professor.

GT1 – 03 – O CURRÍCULO DE QUÍMICA E SUAS INTERPRETAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR.

Tatiana Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Marlene Rios Melo (Universidade Federal de Sergipe); Ana Carla e Oliveira Santos(Universidade Federal de Sergipe); Cláudia Souza (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Leitura. Modelos Mentais e evolução do conhecimento

GT1 – 04 O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ERSPECTIVA PAUTADA EM JOGOS.

Pauline Nathaly Bezerra da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Darlyanne Daniela Lopes da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Mauricéia Cavalcante da Silva.

Palavras-chave:: Matemática. Educação Infantil. Jogos. Aprendizagem

GT1 – 05 - O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS: UMA PROPOSTA COM O APLICATIVO ANGRY BIRDS RIO

Polyana Marques Lima (Universidade Federal de Alagoas); Willams dos Santos Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Ensino Matemático. Tecnologias Móveis. Aplicativo

GT1 – 06 PLATAFORMA YOUTUBE EDU: ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES

Ederson Monteiro Matsumoto (Instituto Federal de Alagoas);Emanuelle Satiko M. Matsumoto (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Videoaulas. YouTube Edu. Ambiente Virtual de Aprendizagem 

 GT1 – 07 POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Ederson Monteiro Matsumoto (Instituto Federal de Alagoas);Emanuelle Satiko M. Matsumoto (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem. Ensino de Física. Vídeo. 

GT1 – 08 TABELA PITAGÓRICA: DESMISTIFICANDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Fabrícia Omena Rocha (Universidade Federal de Alagoas).; Luana Patrícia Silva Cândido (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Tabuada, Tabela Pitagórica, Multiplicação.

 

GRUPO DE TRABALHO 2 - Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática​

GT2 – 01 CONTRASTANDO AS DINÂMICAS DISCURSIVOS EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA

Crislaine Barreto de Gois (Universidade Federal de Sergipe)

Palavras-chave: Ensino de Ciências, abordagem a experimentação, dinâmica discursiva

GT2 – 02 CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA NO APRIMORAMENTO DOS MODELOS MENTAIS

Ana Carla de Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe); Tatiana Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Marlene Rios Melo (Universidade de São Paulo); Maiara Fernanda Souza Pinto (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Leitura. Modelos Mentais e evolução do conhecimento.

GT2 – 03 CONTRIBUIÇÕES DOS EXPERIMENTOS VIRTUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Emanuelly Torres Nunes; Ivanderson Pereira da Silva

Palavras-chave: Formação de Professores. Experimentos Virtuais. Estágio Supervisionado.

GT2 – 04 DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TIC NA CONTEMPORANEIDADE E APRENDIZAGEM DO ALUNO: UM OLHAR A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E A PRÁTICA REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Volney de Jesus (Universidade Tiradentes); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Carlos Alberto Vasconcelos (Universidade Federal de Sergipe); Maria Valdirene de Jesus (Universidade Tiradentes).

Palavras-chave: Desafios, Perspectivas, Ensino da matemática, Didática das ciências. 

GT2 – 05 DISCUTINDO OS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM SERGIPE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO

Carlos Alberto Vasconcelos (Universidade Federal de Sergipe); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Tatiana Pinheiro da Cruz (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Curso de ciências biológicas. Projeto pedagógico. Universidades sergipanas

GT2 – 06 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PUBLICAÇÕES DE 2004 A 2014 NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

Gisleine Souza da Silva (Universidade Federal de Sergipe);Danilo Oliveira Santos (Universidade Federal de Sergipe).

Palavras-chave: Formação de professores. Artigos. Revista QNEsc.

GT2 - 07 OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NA PRIMEIRA DÉCADA REPUBLICANA EM SERGIPE: Um exame dos documentos oficiais de Sergipe e da Revista A Eschola Pública.

Simone Silva da Fonseca (Universidade Federal de Sergipe)

Palavras-chave: Saberes Elementares Geométricos. Ensino Primário. Revista Pedagógica. Método Intuitivo

 

GRUPO DE TRABALHO 3 -Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e Matemáticos

GT3 – 01 Aprendizagem de Conceitos Físicos por meio de Atividades Experimentais em Turmas Multiseriadasde Nível Fundamental no Contexto da Educação do Campo

Isaías Martins Silva (Universidade Federal de Alagoas); Ivanderson Pereira da Silva (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Atividades Experimentais, Educação do Campo, Ensino de Física 

GT3 – 02 AS DIFICULDADES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS): um estudo dirigido a Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva Janio

Paulo Eleotério Ferreira (Universidade Federal de Alagoas);Francisco Aureliano Vidal (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Ensino. Matemática. Professor. Aluno. 

GT3 – 03 CONSTRUINDO E FORMALIZANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS NOENSINO FUNDAMENTAL

Bárbara Maria Santiago Nunes (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Pedagogia de projetos. Modelação. Etnomatemática. Currículo. Geometria.

 GT3 – 04 Diálogos pertinentes entre licenciandos de Pedagogia e Matemática: O lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação em nossa formação.

Mércia Cristina dos Santos Farias (Universidade Federal de Alagoas);Épolly Thamary Santos de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Formação. Matemática. Usabilidade, TIC. 

GT3 – 05 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS

Bárbara Maria Santiago Nunes (Universidade Federal de Alagoas);Thainy Kléia da Silva Lira (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Estatística. Investigação. Interpretação. Gráficos.Tabelas.

GT3 – 06 ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DO CAMPO MULTIPLICATIVO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rodrigo Rocha de Lima (Universidade Federal de Alagoas); Carloney Alves de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Resolução de Problemas. Estratégias didáticas

GT3 - 07 Exploração de Algumas das Possibilidades Histórico-Epistemológicas para o Ensino de Física apartir de um Vídeo sobre a Queda Livre

Francisco Leopardi G. B. Bastos (Universidade Federal de Alagoas); Jenner B. Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Vídeo sobre a Queda Livre. Questionamentos Científicos. Questionamentos Históricos. Questionamentos Epistemológicos. Educação Científica

GT3 – 08 Frequência e a Abordagem da Simetria de Reflexão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise do Livro Didático de Matemática

Jucinete Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Simetria, simetria de reflexão, livro didático, anos iniciais do ensino fundamental. 

GT3 – 09 Matemática para Aprender a Pensar: concepção e perspectiva sobre a Pesquisa e o Ensino de Matemática.

Maria Valdirene de Jesus (Universidade Tiradentes); Kátia Maria Limeira Santos (Universidade Tiradentes); Volney de Jesus (Universidade Tiradentes).

Palavras-chave: Matemática. Aprender. Pensar. Pesquisa em matemática. 

GT3 – 10 Matemática Para Todos: atendendo aos diferentes grupos dentro da sala de aula

José Roberto de Almeida Lima (Instituto Federal de Alagoas); Augusto César Lúcio de Oliveira (Instituto Federal de Alagoas).

Palavras-chave: IFAL. Ensino. Cálculo.Matemática Básica.

GRUPO DE TRABALHO 4 Alfabetização e Letramento científicos ​

GT4 – 01 Hermenêutica do Conceito de Causa e uma possível Pré-História dos Conceitos de Energia e de sua Conservação: uma versão ainda pouco conhecida no âmbito do Ensino de Ciências.

Daniel Victor Teixeira Japiassú (Universidade Federal de Alagoas); Carlos Erymá da Silva Oliveira (Universidade Federal de Alagoas); Jenner Barretto Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Vis viva de Leibniz. Quantidade de Movimento de Descartes. Solução de d’Alembert. Formulação Lagrangeana. Causa, Efeito e Conservação da Energia. 

GT4 – 02 O Movimento CTS de Ensino e as Perspectivas de Integração entre a Programação da Escola e a do Museu e Centro de Ciências.

Antonio José Ornellas Farias (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Centro de Ciências. Escola. Ação Integrada. 

GT4 - 03 Teatro no Ensino de Ciências: buscando relacionar divulgação científica e ensino de conceitos na Educação Básica

Nirly Araujo dos Reis (Universidade Federal de Sergipe) ; Erivanildo Lopes da Silva (Universidade federal de Sergipe)

Palavras-chave: Teatro. Estudantes. Amadurecimento das Bananas. Narrativa. Divulgação Científica. 

GT4 – 04 - Hermenêutica Galileana: teorias que subjazem à Peça de Baldow 'A Matuta e o Caso Galileu'

Rodrigo Baldow (Universidade Federal de Alagoas); Jenner Barretto Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Peça Didática de Brecht. Hermenêutica Galileana. Sistemas Geocêntrico e Heliocêntrico.

 

GRUPO DE TRABALHO 5 - Produto Educacional

GT5 – 01 Construção de Gráficos das Funções Afins e Quadrática com o Auxílio do Geogebra

Vívia Dayana Gomes dos Santos (Instituto Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Função Afim. Função Quadrática. Geogebra.

GT5 – 02 Guia de Orientações ao Professor sobre a Produção de Vídeos como Prática Pedagógica em Aulas de Química

Ana Paula Aquino Benigno (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: vídeo digital amador. Experimentos. atividades lúdicas. ensino e aprendizagem de química.

GT5 – 03 Guia Para o Professor: Magnetismo voltado para as Crianças

Thaís Freitas de Resende (Universidade Federal de Alagoas); Elton Casado Fireman (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Formação Continuada. Conhecimento Físico. Anos Iniciais. Magnetismo.

GT5 – 04 Leis de Newton, um Laboratório Virtual

Edson Santos Júnior (Universidade Federal de Alagoas); Jenner Barretto Bastos Filho (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave:Leis de Newton. PowerPoint. Animação Gráfica.Gravitação Universal.

GT5 – 05 O Material Dourado como Recurso Pedagógico no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática.

Geovânio da Silva Santana (Universidade Federal de Alagoas); Carloney Alves de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)

Palavras-chave: Ensino da Matemática. Material Dourado. Formação de professores. 

GT5 – 06 Tabela Pitagórica: desmistificando as Operações Aritméticas

Fabrícia Omena Rocha (Universidade Federal de Alagoas); Luana Patrícia Sílva Cândido (Universidade Federal de Alagoas).

Palavras-chave: Tabuada, Tabela Pitagórica, Multiplicação.